domingo, 19 de fevereiro de 2012

Oracle Inventory directory (oraInventory)

Esta semana estava realizando uma nova instalação do Oracle em um cliente onde o mesmo havia removido o filesystem(unidade) em que estava instalado o Oracle e ao iniciar a instalação recebi uma mensagem de erro indicando problemas no acesso ao diretório do Oracle Inventory, cujo diretório já não existia mais (removido)! 


Antes de apontarmos a solução, que é bem simples, vamos primeiro entender o que é armazenado neste diretório ‘oraInventory’. 

No diretório Oracle Inventory (oraInventory) o Oracle armazena um inventário de todos os softwares instalados no sistema, este diretório é necessário e compartilhado por todas as instalações de produtos Oracle realizadas no sistema e quando temos um caminho definido para este invetário, o Oracle Universal Installer sempre continua a utilizar este destino de armazenamento (oraInventory). 

Pois bem, agora ficou facil! Se já havia uma instalação do Oracle no servidor, um destino para o inventario dos produtos Oracle já foi definido, porém como o filesystem para o qual aponta foi removido recebemos a mensagem de erro demonstrada acima. 

Para resolvermos este problema e prosseguir com a instalação, basta editarmos o arquivo /etc/oraInst.loc (com root) e ajustarmos o inventory_loc para um caminho válido.


[root@orcl ~]# vi /etc/oraInst.loc
inventory_loc=/oraprd01/app/oraInventory
inst_group=dba
 
[root@orcl ~]# cat /etc/oraInst.loc
inventory_loc=/u01/app/oraInventory
inst_group=dba
[root@orcl ~]#


Pronto! Uma nova localização foi apontada para o oraInventory e a instalação já pode processeguir, se o destino for válido é claro…


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

# ACE Program

#Oracle

#Oracle
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of Oracle.

#Blog reconhecido

#ARTICULISTA

Marcadores

Postagens populares