sexta-feira, 30 de setembro de 2016

STATSPACK lento

Após implementar o statspack, constatei que o job de coleta(snap) estava extremamente lento, estava a mais de 2 horas executando uma operação de insert na STATS$SQL_PLAN (sql_id = d2tjms4f6tt9v). 

Encontrei no MOS (My Oracle Support) a Doc ID 2182680.1 (Statspack Running Slow on 11g Databases Due To Slow Statement 'Insert Into Stat$Sql_Plan...'), porém a mesma é relacionada ao 11g meu ambiente era 10g... 

Na Doc existe um script com modificações na perfstat.STATSPACK, tentei compilá-lo porém apontava para objetos que não existem na versão 10g, desta forma precisei voltar a DDL anterior. 

Buscando dentro do próprio script da fornecido na Doc é possivel observar que na instrução de INSERT INTO STAT$SQL_PLAN, mais especificamente na subquery, existe uma modificação:

--Rem   Modified hint /*+ ordered use_nl(s) use_nl(sp.p) */ 
            select  /*+ no_merge(new_plan) leading(new_plan s sp) use_nl(s) use_nl(sp) */ 


Abri a perfstat.STATSPACK original, busquei pela linha " select /*+ ordered use_nl(s) use_nl(sp.p) */ " e realizei o ajuste das hinsts conforme sugestão da documentação. 

Bingo!! processo executando rapidamente. 

Para quem não conhece, o statspack é um conjunto de monitorização de desempenho e utilitários de relatórios fornecidos pela Oracle desde a versão 8i, é semelhante ao AWR contudo não requer licença, é free!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

# Suporte

# ACE Program

#Oracle

#Oracle
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of Oracle.

#Blog reconhecido

#ARTICULISTA

Marcadores

Postagens populares